sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Entrevista com Everi Carrara.

Entrevista com Everi Carrara (site Telescópio)

Clevane pessoa pergunta, instiga:

:1)Defina a pessoa que é.Sua personalidade, seu temperamento...

Sou uma pessoa simples,humilde, mas combativo --porque repudio
injustiças.Mas sempre com bom humor, o riso possui aquele valor
revolucionário e dissociativo,sobre o qual André Breton falava.

2) Você é capaz de mesclar seu cotidiano profissional com o de autor?
Com certeza. A advocacia é um eterno aprendizado diante da complexidade da
natureza humana. O autor, o poeta,o artista também enfrenta esse mesmo
desafio,lutando contra as injustiças sociais,e a burrice habitual e
regressiva. Tom Zé, disse certa vez,que gostaria de inventar uma máquina
contra a burrice. O mestre Tom Zé está certo,porque a burrice humana emperra
tudo:as relações amorosas,a religiosidade, os setores essenciais da vida
pública, o comércio,as relações familiares,as relações sexuais,o meio
ambiente,as ciências,as artes,e a sobrevivência no planeta...Infelizmente,
muita gente burra ocupa cargos importantes,por uma questão de
oportunismo,nem sempre de talento.

2.a;E o que é uma pessoa realmente inteligente, a seu ver?

O avesso da inteligência é a burrice. Quando há a supremacia do poder
econômico sobre os valores humanos imprescindíveis, quando a violência
desenfreada vigora,quando o barbarismo,o racismo e a ganância imperam
aviltando os sonhos libertários, é sinal que o caminho tomado está
equivocado. As guerras sob o controle do terrorista norte-americano
G.W.Bush é uma burrice flagrante. Reeleger Lula foi outro absurdo,um
retrocesso para a claudicante democracia brasileira. Com mais de 2
mil anos de existência, aprendemos muito pouco sobre a convivência
entre as diferenças humanas.As pessoas não raramente,complicam as
relações, criam obstáculos,não valorizam seus parceiros,filhos,pais e
mães – a desestruturação começa no lar e se expande sobre vida em
sociedade; a juventude se tornou refém da educação pelo medo, pela
propaganda imperialista norte-americana,cretina,da troca da categoria
do ser pelo ter:valorizam apenas os carrões, os peitões mamados de
silicone,a futilidade das baladas,o bumbum rebolante que o leitor ou
telespectador nunca comerá, a gastança,os filminhos babacas feitos
para ganhar um troféuzinho de lata em Hollywood subserviente ao patrão
colonizador, o sorriso besta de vaca domesticada pelo consenso geral -
e não se rebelam contra a hegemonia do pensamento único, contra
Bush,Lula, Blair,a corrupção maciça, a matança no campo e nas
cidades,o declínio assombroso da Educação durante os últimos anos, o
extermínio dos indígenas e das florestas,não se rebelam contra a falta
de redemocratização dos meios de comunicação,contra a liberação dos
alimentos transgênicos, contra a remixação do fascismo sob diversas
máscaras... É uma carnavalização da mediocridade reinante.Isso é vida?
A falta de critérios na escolha dos nossos dirigentes, o desperdício
dos alimentos, da água, do solo, a violência contra os animais,o
abandono ás crianças,o desprezo pelos idosos, a destruição constante
da natureza, registram a passagem da burrice humana sobre o planeta.
Aqui não se trata de profetizar o apocalipse, porque a realidade está
aí, diante dos nossos olhos.








3)Quando escreveu a primeira poesia?Quando começou a se considerar
poeta?Alguém o incentivou ou tentou tirar de sua cabeça o ofício de
Poeta?

A primeira poesia foi escrita ainda nos bancos escolares,bem
provavelmente. Mas não escrevo versos, faço prosa:artigos,ensaios,contos
e peças teatrais...Ninguém fez objeção ao que eu escrevia,nem minha
família,nem meus amigos.Pelo contrário, só houve estímulo,principalmente dos
professores de português,que sempre me pediam para ler minhas
redações,poesias minhas e de outros autores. Eu adoro a poesia falada.
Quando compareço em público,muita gente me solicita a leitura de algum
protesto meu, algum poema, ou opinião ,ao microfone.

3.a )Interpretar o pensamento de outro, então, é uma espécie de
Teatro.O que há em você de Ator?E como autor teatral, o que já
realizou?
Escrevi algumas peças nos anos 90,consegui encená-las em Santo
André/sp. Minha participação como ator é muito insípida, não tenho
jeito,exceto em performances,que fiz há muito tempo.

3.b)Eu já li versos seus, pela Internet.Deixe aqui alguma poesia, sem
fugir da raia, Poeta...Rsss...
produzi pouca coisa em termos de versos na internet,e fora dela.
Enviei alguns poemas para o site da banda CONTINENTAL COMBO de
sampa,mas para constituir letra de música.



4)Quando escreve melhor (sozinho, sob pressão, triste,para concursos,
inspirado por qq coisa...)?

Em qualquer situação, eu faço muitos improvisos,a fala sai naturalmente.
a poesia falada era praticada pelos poetas beatnicks nos anos 50,em bares e
em inúmeras circunstâncias. Isso me atrai muito. Nós também temos nossos
trovadores,a poesia de cordel,os repentistas,que evidenciam essa oralidade
poética que jamais morrerá.

4.aVocê seria uma espécie de beatnik de terno?Ou vai para o escitório
vestido informalmente?
Não.Vou para o escritório com roupa social,apropriada,como manda o
figurino,o vestuário não expressa necessariamente suas idéias,sua
alma... Esse procedimento era típico dos beatnicks e próprio daquela
época. Os tempos mudaram. A indumentária não reflete necessariamente a
alma poética. Drummond e Murilo Mendes, usavam ternos e gravatas,
produzindo uma poética corrosiva,vital e inquietante.Eu vejo gente
usando piercing e argolas no nariz , fazendo mil besteiras por aí. Não
preciso usar batas coloridas,cabelos longos e roupas psicodélicas,
para produzir coisa alguma. Se você não cultivar sua percepção, sua
sensibilidade e bom-humor diante do absurdo da existência, é porque
está morto por dentro.











5)Por que escolheu a carreira jurídica?
O exercício da advocacia é uma escolha que exige um apelo vocacional,porque
o advogado enfrenta problemas de naturezas diversas: redução do poder
aquisitivo, concorrência~etc... O advogado é um agente,um operador da
justiça,além de ser uma espécie de "psicólogo",porque atende inúmeras
pessoas,tendo que orientá-las da melhor forma possível
Hoje, o exercício da advocacia se faz perante muitas adversidades,mas
quem a exerce com amor,com ética e competência,sempre vence.

5.a Você gosta de psicologia?Pelo que entendi, enquanto advogado, vc
pratica certa psicologia.É intuitivo ou lê a respeito?O que lê ? Quais
seus autores prediletos?Parece que vc tem facilidade para entender a
natureza humana...
Não tenho nenhum autor preferido em psicologia. Em psicologia do
desenvolvimento estudamos SKINER,PIAGET e outros. Não sei se entendo a
natureza humana,seria muita pretensão!
Mas procuro ouvir,e ouvir não é fácil,mas voce aprende muito.

6)De que forma interessar-se pelo tai Chi?Gosta de ensinar?pratica
regularmente?
Estou em falta com o tai chi chuan,e pretendo retornar á prática
sistemática.Eu me interessei pelo tai chi, por motivos de ordem médica,em
1989. Tinha que emagrecer,recuperar minha saúde aos 28 anos de idade,porque
os exames indicavam altos índices de colesterol. Em Santo André/SP, fiz o
curso regularmente, recuperando-me satisfatóriamente,estudando também a
filosofia taoísta.Tive centenas de alunos,foi muito gratificante,pois voce
se sente beneficiado por ajudar pessoas com problemas de toda espécie, e a
amizade se consolida. A filosofia Chinesa é uma eterna fonte de inspiração
em minha vida.Mudei quase tudo em minha vida:alimentação, roupas (troquei o
jeans pelas roupas mais leves e confortáveis:calças de elanca ou
moleton,sapatilhas de kung fu),li os poetas orientais da antiguidade,fiz
retiros espirituais,chás, massagens,sexualidade ...

6.a)A seu ver, a humanidade ocidental hoje está muito longe de
praticar o TAO, o equilíbrio doYin e do Yang, por exemplo, no
trabalho, ou entre casais?
Nao podemos pensar na impossibilidade da sociedade ocidental praticar
o TAO,buscar equilíbrio no trabalho ou na vida conjugal. A prática do
tai chi é um aprimoramento,não podemos desistir,não podemos nos
submeter ao fracasso nunca! Tudo ocorre com a prática reiterada,que
poderá trazer ótimso benefícios á todos.




7)Cite as três pessoas mais importantes de sua vida e diga o porquê.

Minha mãe, meu filho e minha irmã. Costumo dizer que "mãe é sagrada,mais
sagrada que Glauber Rocha",porque a boa mãe é tudo para um filho,sua
raiz,seu esteio,sua inspiração constante.Meu filho está com 12 anos, e se
tornou meu melhor amigo, porque eu sou "pãe" (mãe e pai simultâneamente!,seu
modo de entender a vida ainda na pré-adolescência é também minha fonte de
inspiração. Minha irmã é quem nos ajuda a cuidar dele,e sem ela, tudo
seria muito difícil.

7.a)Hoje, muitos filhos são criados por um dos pais apenas, com ou sem
ajudas especiais(no seu caso, a mãe e a irmã).
Seu filho, que começa a experenciar a adolescência,alguma vez comentou
algo a respeito dessa situação específica/(responda a essa apenas se
o desejar))
Ás vezes o pai ,como no meu caso é uma espécie de "pãe",atuando com
pai e mãe. Tudo depende de muito diálogo, algumas palmadinhas se
necessário for, e aprendizando constante. Meu filho é o meu melhor
amigo e vice-versa. Meu filho Gabriel convive com imenso prazer ao
lado de minha irmã,mãe e eu. Estará completando 13 anos em 6 de abril,
é muito querido por nós todos, na escola e pela vizinhança.


8)Quais as suas relações com a música?Com o teclado?Com a MPB?
Minhas relações com a música ocorreram quando eu tinha 6 anos de idade,e
comecei a estudar acordeão,em Bauru/SP, em 1975 comecei a estudar piano
erudito, violão e sax tenor,tendo me formado em 1984.Depois,segui para
Marília/SP,e Santo André, fazendo shows e apresentações em teatro na capital
e no ABC paulista.Passei a gostar de MPB quando vi NARA LEÃO sendo
entrevistada por GRANDE OTHELO na tv Cultura/SP em meados da década de 80.


9)Desde quando vc cultua Nara Leão e essas outras personalidades sa
MPB:fale de cada uma delas, na sua ótica
NARA LEÃO não combina com cultuação, estátuas,idolatria...ela era avessa ao
estrelismo. Para mim,ela é referência, um atalho imprescindível para
entender um pouco mais nossa brasilidade.
Nara,além de excelente artista,e noss amais importante cantora, foi a
consciência necessária contra todas as intolerâncias e ditaduras
possíveis,de esquerda ou de direita. Glauber a colocava no primeiro time do
cinema novo.É preciso dizer mais???

TOM ZÉ ,eu o conheci pessoalmente quando fui á SÃO PAULO ser entrevistado
pelo ator ANTONIO ABUJAMRANA tv cultura/sp. TOM ZÉ é uma pessoa simples,um
compositor fundamental que sempre jogou dinamites nos pés do século vinte e
vinte e um.Uma cabeça maravilhosa,sem estrelismos,um homem do nordeste,que
fala para o mundo,uma consciência essencial nessa época de barbarismos,
vaidades,e mediocridades cotidianas.
TETÊ ESPÍNDOLA, que enviou-me discos lindos,cheios de brilho,simplicidade,o
canto dos pássaros...eu a conheci pessoalmente num show em praça púbica,aqui
em Araçatuba. Ela apresentou-me seu marido e compositor ARNALDO BLACK.Gente
linda de se ver e conhecer.
ARNALDO BAPTISTA (OS MUTANTES) enviou-me o cd LET IT BED, sensacional,um
mestre do rock ,um talento e uma referência para todos os loucos,músicos e
poetas.
Há os artistas que estão se lançando,como a doce cantora ÉRIKA MACHADO,de
Belô,produzida por JOHN (pato fu),a banda CONTINENTAL COMBO (SP), OS
AUTORAMAS (RJ), PLATO DVORAKI (RS),
os the darmalovers (RS), muitos outros
GLAUBER ROCHA, li recentemente um livro sobre ele,escrito por João Carlos
Teixeira.Todos os seus filmes e pensamentos devem ser lidos,nessa época de
cineminha ainda colonizado por Hollywood e assemelhados. Infelizmente, nosso
país ainda não descobriu Glauber, ainda não divulgou seus melhores
cineastas,autores,e críticos. Tudo é feito e orientado em feudos. O Brasil
ainda é o gigante que não despertou. Voce pode discordar das idéias e
atitudes de Glauber,mas não pode deixar de conhecê-lo,de aprimorar sua
percepção sobre esse país miserável. Não,nem mesmo o cinema europeu é
divulgado intensamente por aqui. E os filmes
africanos,latinos,chineses,japoneses etc..?Tudo é feito para emburrecer o
ser humano e controlá-lo!

9.a)Também li esse livro sobre Glauber e gosto muito de ler
biografias.De qualquer forma, mesmo você dizendo que não cuiltuiva
nara, sua referência a ela é constante em Telescópio e ainda vc
instituiu o Concrso de Poesias em comum com o Movimento Cultural
aBrace, querepresenta em sua cidade, que tem por característica o
"Troféu Nara Leão".Além disso, você sempre a menciona em seus
e-mails(a Glauber, a Tom Zé, mesmo nos e-mails).Na verdade, é uma
especie de referencial cult, csem culto, concorda?Acho lindo você
mostrar essa atitude constantes, consistente...Acho mesmo que colabora
e muito para que a memória deles seja efeiva, principalmente para a
gente jovem.Comente.

Quando nara,tom zé,glauber rocha ou qualquer outra personalidade são
citadas por mim, não se trata aqui de cultuação ou preferência
infundada.Esses artistas são parte das minhas preferências estéticas
e humanas. Ademais,tenho uma irresistível vocação para subverter o
convencionalismo da mídia conformista,então escrevo ao final do
email:"Que Nara e Glauber nos abençoem sempre!".Como não sou
catolicão,sinto-me livre para pedir a benção de dois artistas que
foram e sempre serão para mim,fontes de luz,charme,beleza,ousadia e
cultura brasileira universal. Essas citações constituem uma afirmação
de vitalidade,porque esses artistas resistiram ao entreguismo,á
canalhice habitual, á banalidade que cria raízes em todos os setores
da vida pública brasileira. Portanto,posso também partir dessas
referências para construir o meu caminho...porque escolhemos nossas
referências desde a infância,desde a estirpe familiar, nossas
afinidades comunitárias,religiosas, escolares,e artísticas. Ser membro
da
aBrace é uma honra,e o Troféu Nara Leão de Poesia, é uma forma de reconhecimento
de valorização da memória do artista brasileiro.












9.b)O que vc acha mais bonito (fisicamente )em Nara:os olhos
profundos?O sorriso largo:Os famosos joelhos arredondados?Rss...


Fisicamente? Nara era beleza pura.,nada escultural como Marta Rocha ou
Vera Fischer (as beldades da época),mas Ela tinha uma beleza
peculiar,especial que deixava seu encanto por onde ela passava.O que
sei é que Nara era muitotímidaEla ainda é a nossa cantora mais
importante. Mulheres muito inteligentes e talentosas não precisam de
outros atributos para brilhar em qualquer tempo e lugar.Foi assim com
Cora Coralina,Maria Bethânia,Susan Sontag,Rosa Luxemburgo, Dina Sfat,
Simone Beauvior
Cacilda Becker, Leila Diniz, Clarice Lispector, Sylvia Plath, Frida Khalo,etc...




9.c)E como pessoa, o que admira na artista?
além da beleza ,inteligência,talento e coragem, a simplicidade. Nara
nunca foi antipática com artistas ,amigos e fãs.

10)A Poesia é necessária?E a Música? Por que?

Poesia é vida,então é mais do que necessária,principalmente em nossos dias
de crime,guerra generalizada, destruição do planeta, cretinismo,esnobismo
intelectual, desgoverno, moralismo funesto,gente besta saindo em bloco pelas
ruas e cidades. O poeta conta o que poderia ter acontecido, não narra apenas
o fato,como faz o jornalista.Mas deve também ir à luta,ser um bruxo,como
diria ROBERTO PIVA. O poeta tem que mergulhar em novas percepções,todas as
artes (pintura,cinema,música,transgressões,teatro,ruas e florestas,culturas
orientais,afro,interplanetária..)
Poesia e Música condensadas. Música para ouvir,sentir,viver.Precisamos
expressar livremente nossos sentimentos,vendo o filme "Alphaville",de
Godard,voce compreende que ainda há repressão,controle dos setores
reacionários do poder,interagindo diabólicamente, diariamente,represando
esse desejo de liberdade. Procurar pelos extremos,experiências totais,sem
medo,porque o medo é o grande mal,e a sociedade ocidental foi educada pelo
medo!

Nenhum comentário: