sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Projeto de Intervenção Educacional “Valores para a Vida”, entrevista Clevane Pessoa

Entrevista com a Psicóloga Clevane Pessoa, para o Projeto de Intervenção Educacional “Valores para a Vida”, que visa trabalhar através de oficinas, no uso da criatividade, valores éticos, morais e de formação de cidadania.

1) Clevane, diante da sua experiência, fale-nos um pouco sobre a adolescência (aspectos sociais, culturais e psíquicos).

A Adolescência ,uma fase onde o ser em formação começa a se libertar daquilo que lhe foi ensinado, em termos de comportamento, pela família e pela escola,pois a busca da própria personalidade é a tarefa –base do ser humano e nela se inicia.Por causa das mudanças físicas, a puberdade, e as mudanças psíquicas, há uma espécie de “Síndrome Normal da Adolescência” ou “Síndrome da Adolescência Normal”,que possui vários aspectos comuns, quase iniciais, exceto quando são muito grandes as diferenças culturais ou raciais.
Nos aspectos sociais, a grande dificuldade encontrada pelo adolescente, é que ele já não é criança, mas tampouco é adulto, o que gera conflitos e as pessoas tendem a exigir, cobrar posturas de fases anteriores ou posteriores à faixa etária em que vivem.
Socialmente, o que mais os caracteriza é o espírito gregário.Gostam de andar enturmados e seguir o que a maioria aprova (ex: fazer uso de piercing ou tatoo), o que , muitas vezes, pode agrega-los a grupos de apoio negativos (por exemplo, de drogadição, de violência).
Na maioria das vezes, é positivo esse instinto gregário, pois os prepara para viver em sociedade.
Culturalmente, há vários aspectos diferenciais,por ex, os ritos de passagem.No Ocidente, podem marcar-se por festas(o “debut,aos quinze ,ou dezoito anos, por ex, a primeira viagem sem os pais, um acampamento,e tc), mas entre os africanos, tribos indígenas,ilhéus,, os ritos são fortes e duram dias, muitas vezes marcados por cerimônias de mutilação, da infibulação (extirpação do clitóris) às provas masculinas de coragem e força.Em Camarões, por exemplo, as jovenzinhas costumam ser estupradas ou sofrer constrangimentos sexuais.Então, quando surge o broto mamário, a mãe os queima com uma colher de pau quente (em brasa);
Psicamente, a necessidade de contestar as normas impostas, os adultos próximos ( pais e professores, autoridades) , as dúvidas existenciais(quem sou, de onde vim , para onde vou, qual o meu papel de gênero,o que vou ser...),alegria desmesurada (elação) alternada ao desânimo, que pode chegar à depressão.Definição sexual, necessidade de complemento, luta por causas sociais, dúvidas quanto à fé,ou entrega a uma religião ou seita (veja-se os que seguem a Hare Krishna),angústia, preocupação com a própria aparência, namoro, enfim , uma série de comportamentos específicos da naturais da época, mas que podem tornar-se patológicos quando exacerbados.Sentimento de adequação, de não pertencimento á família, revolta, não são incomuns.É preciso canalizar a energia poderosa, para atividades prazerosas para eles :esportes,artes, ações sociais de solidariedade, etc, de acordo com o temperamento de cada um.Içami Tiba, que também é poeta, diz num versos;”Adolescente é pequeno demais para grandes coisas e garnde demais para pequenas coisas”


2) O que você acredita que motiva os adolescentes atualmente? Principalmente os apelos da mídia, o consumismo, as baladas, as grifes,por serem altamente influenciáveis, costumam imitar a maioria.Embora haja exceções.mas o adolescente bem direcionado, pode sofrer ótimas influências, nessa fase é ousado, corajoso, criativo e esse potencial deve ser bem aproveitado.Muitas vezes, a descoberta das inclinações naturais, é um elemento facilitador à realização, à alegria de viver.O adolescente deve ser proativo,enfocar as responsabilidades para consigo mesmo e para com a sociedade (o que inclui a família, a escola, a comunidade, o país)
3)
4)

5) 3)Fale-nos um pouco sobre o processo de aprendizagem.A atenção concentrada não é facilmente obtida nessa faixa etária, dada a multiplicidade de interesses, os conflitos , a falta de didática de alguns professores, metodologia inadequada.Há uma necessidade grande de estimulação áudio-visual, de interatividade nos processos de apreensão das matérias, pois tudo que é monótono é abandonado frequentemente, uma vez que a tenacidade ainda não se instalou- mas pode ser estimulada.Atividades em grupo e práticas logram maiores êxitos, exceto quando o adolescente é do tipo reflexivo, mas ainda assim , é produtivo estimular a competitividade sadia e os trabalhos em equipe, que vão corresponder à necessidade gregária.
6) É preciso fornecer reforço escolar e perceber as diferenças individuais e respeita-las.Onde o adolescente apresentar dificuldades, é preciso ampliar a relação de ajuda
7) Sempre se deve aumentar a auto-estima, o que gera auto-confiança, e, por sua vez, esta promove uma melhor aprendizagem.
8) Fora do âmbito escolar, a aprendizagem ocorre por imitação, necessidade, admiração.A motivação é fator de infra-estrutura de toda aprendizagem. Os bons condicionamentos também podem e devem ser aprendidos, mas sem imposições, o que os afasta naturalmente.Nessa fase, costumam ser críticos, mordazes, exigentes e gostam de pavonear-se com seus conhecimentos recém –adquiridos.

9) Você acredita que nossa proposta pode ajudar na melhora do comportamento dos adolescentes da Escola? Por que?Acredito, por tudo que explanamos antes e pela experiência com programas de assistência integral ao adolescente que criamos e com os quais logramos obter bons resultados.Há um efeito dominó positivo, a partir da motivação e da estimulação. Oficinas casam-se às necessidades de afiliação e gregárias, por exemplo,exercícios para desenvolvimento de liderança e protagonismo, a formação de afiliações, tais quais grêmios estudantis ,fóruns, ginkanas, que estimulam a competição saudável , a segurança, a auto-estima.

10) Você acredita no social?O que social?Especifiquem...

11) Para você, qual a melhor forma de lidar com os adolescentes?A melhor forma será sempre o diálogo franco e não agressivo,a verdade.Quando os adultos mentem , provocam uma incredulidade que pode ter efeitos fatais aos relacionamentos de várias áreas.E provocam um reflexo negativo;eles passam a mentir também .lembro aqui que mentira não é fantasia.A fantasia pode ser trabalhada e canalizada, otimizada, para teatro, poesia, pintura,pois anda ao lado da criatividade.

12) Relate-nos fatos positivos e modificações positivas já vistas / percebidas por você, através dos seus trabalhos e experiências com os adolescentes.bem , a experi~encia é de longos anos e em Estados diferentes.mas ,efetivamente, já obtivemos , com metodologia preventiva, não violência, o abandono de gangues, de drogadição,de ações errôneas tais a pichação (o grafitismo orientado pode e deve ser estimulado), desenvolvimento de ocupações artísticas (ingressão em coral, grupo teatral, etc),descoberta vocacional,despertar de meios de permuta social e fraterna,exercício sadio de liderança e protagonismo (a contrpartida negativa pode “fazer” um chefe de gang, por exemplo. Mesmo a prostituição juvenil, foi trocada, em casos específicos, por uma ocupação rendosa e prazerosa, qual arte;artesanato.A gravidez indesejada , por ex, pode perfeitamente ser evitada, assim quais as DST/AIDS .

13) Para você, quais os assuntos / temas mais pertinentes para se trabalhar com os adolescentes?A demanda pode vir deles próprios.Ou de acordo com o momento vivido pela faixa etárias, ou por uma necessidade comunitária, mas há uma lista básica que corresponde às naturais curiosidades sobre crescimento e desenvolvimentos físico e mental.Foruns sobre temas ecológicos e mesmo políticos são muito bem vindos.Hábitos comunitários, por exemplo, os remédios caseiros , as hortas, podem ser um bom ponto de partida.Certas atividades artíticas ajuxam bastante, por exemplo, o RAP, porque nas letras, constroem sua história,colocam suas ansiedades, denunciam , reinvidicam.

14) Nosso interesse é a formação de jovens multiplicadores destes valores (éticos, morais, de cidadania) em prol da comunidade escolar, da comunidade local e, conseqüentemente da sociedade. Interessante fazer,através das reflexões, eleições, desenvolvimento do protagonismo, da liderança, das ações pertinentes e necessárias.

Dinâmicas de grupo, colagens, releitura de notícias, recortes de jornais e revistas, rádios comunitários, filmes, filmagens,coros ,teatro, dança, tudo se presta ao estabelevcimento da confiança e da segurança- nos educadores, nos psicólogos, nos assitentes sociais, nos professores e neles próprios.

15) O que você acha do uso da criatividade como forma de trabalho na inserção dessa proposta?A criatividade e a fantasia devem ser estimuladas e postas a serviços do extraordinário potencial dessa faixa etária.

16) Como Poeta, além de Psicóloga, como você acredita que a inserção da Poesia na escola pode ajudar aos estudantes?Adolescentes gostam muito de Poesia, sejam ou não poetas.O estudo das metáforas e outras figuras de linguagem, leva à reflexão,

17) Podem ,os versos, serem musicados (por ex, no rap, nos corais, nos jograis,,teatralizados,etc0

18) E a poesia tem o dom de ampliar a sensibilidade, a percepção do mundo e de si mesmos.facilita o senso de interpretação e criatividade.

19) As oficinas serão dadas a grupos de adolescentes. Como você vê essa interação entre os adolescentes à partir da formação grupal? Todas as variáveis humanas devem ser consideradas .Alguns grupos são mais homogêneos (por faixa etária, por série escolar,por gênero,por dons,interesses etc), ou serem bastante heterogêneos.Cada grupo, costuma solidificar uma personalidade grupal, coletiva, porque a necessidade gregária e a de afiliação facilita essas reações de crenças, repúdios,buscas coletivas.Certos grupos são dissonantes, mas é raro que não se consiga reverter as dificuldades.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

CRP 04-2539

28/12/1/2007

Nenhum comentário: