sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Deia Leal(Andréia Donadon)




Entrevista com a aldravista Andreia Donadon, de alma colorida quais seus
versos e telas.




Imagem:uma das telas cujo conjunto de duas, Outono em Chamas, foi premiada na ACVRA, em Granada, Es.Veja mais em páginas anteriores deste blog.

Andreia Donadon Leal, premiada no concuro Internacional a Associação Ccultural "Valentín Ruiz Aznar"com suas telas, faz perfeita simbiose de sua Poesia com sua Pintura.Basta ler as belas respostas à minha entrevista.Como haikaista habilidosa e pintora subjetiva,sabe pincelar palavras-folhas tenras de bambu, para dar criar a impressão de um grande bambual.E é certo que ele existe:seu imaginario fértil, com pássaros de criatividade a tatalar ,avisar, cantar.

1)Como recebeu a notícia desse prêmio?O que significou para vc?
Recebi a notícia através do site da Asociación Cultural "Valentin Ruiz Aznar" , assim que foi publicado o resultado.
É ótima a sensação de ter um trabalho reconhecido por uma associação tão importante como a Asociación Cultural "Valentiín Ruiz Aznar" de Granada (Espanha) e por um grupo de jurados tão gabaritado.
2)Como ficou sabendo desse concurso?O que é a Associação Cultural Valentín Ruiz Aznar?Como tomou conhecimento desse certame?
Indicação de um professor da UFOP doutor em Literatura.
Sobre a ACVRA, melhor do que dizer sobre ela é indicar uma visita ao site desta associação para se ter noção da sua grandiosidade e das frentes culturais em que ela atua.
Cultural Association "Valentin Ruiz Aznar"

3)Teve algum receio de enviar suas telas para tão longe?É a primeira vez que tenta um prêmio no Exterior?
Não porque a emissão de obras de arte para o exterior é amparada pelo IPHAN, além do mais eu já acreditava que minha arte representava a expressão de uma novidade. Sim é a primeira vez que enviei trabalhos para concurso de artes plásticas no exterior.

4)Vc pinta desde quando?Qual estilo mais usa?As duas telas fazem parte de alguma série sobre as estações?(se não, pretende fazê-las?)
Trabalho com pintura desde a adolescência, no entanto, não tinha coragem nem incentivo para mostrar minha arte. No entanto consolidei somente em 2001 meu estilo Aldravista, em que a arte se apresenta como insinuações, ou seja, metonímias, conforme a tendência do movimento aldravista literário de Mariana – MG, divulgado pelo Jornal Aldrava Cultural.
As duas telas premiadas na Espanha fazem parte de uma coleção em que o FOGO tematiza cada uma das telas. Outono é apenas uma metonímia da morte, seja pela maturação dos frutos, seja pelas cinzas resultantes da queima pelo fogo, ou pela escuridão do crepúsculo, seja pela escuridão da fumaça.

5) Explique aos leitores, o que significa o Movimento Cultural Aldrava.
O Movimento Cultural Aldrava teve início em Novembro de 2000, com o nascimento do Jornal Aldrava Cultural. Trata-se de uma forma de criação e de divulgação de cultura (literatura, artes plásticas e música) em que o foco principal é o SUJEITO. Esse sujeito (produtor ou leitor) é livre e heterogêneo, capaz de perceber os sentidos das coisas a partir de simples indicações, metonímias, ou seja, nem o produtor de arte a oferece como "coisa completa", nem o leitor a recebe como algo que tem sentido prévio indicado pelo artista. Ambos continuam LIVRES para CONSTRUIR SENTIDO a partir do ponto que julgar pertinente no tempo e no lugar em que se expõem diante da obra de arte. Detalhes disso encontram-se na obra Aldravismo – A literatura do Sujeito- 2002- Editora Aldrava Letras e Artes.

6)Pretende comemorar?Como?Quais as suas expectativas para sua carreira, agora?Muda alguma coisa?
Já comemorei ontem com os poetas aldravistas Gabriel Bicalho, J.S. Ferreira e J.B. Donadon Leal.
Tenho expectativa de poder mostrar meu trabalho em exposições ao longo do ano de 2007.
Não, tenho que continuar a produzir, aproveitando cada fluxo de criatividade que me venha e sabendo receber com humildade as críticas.
7)Fale um pouco sobre você (minibiografia, na primeira pessoa)
Eu sou poeta aldravista com publicações no Jornal Aldrava Cultural desde 2002. Sou contista com dois contos premiados no CLESI (Clube dos Escritores de Ipatinga). Sou formada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto. Publiquei o livro de hai-kais "Nas Sendas de Bashô" – em conjunto com os poetas aldravistas. Tenho contos publicados no livro Prosa Gerais, CLESI - 2006. Tenho poemas publicados no livro Poesia de Bolso, CLESI -2006.
Participei da Exposição Aldravista de Arte, Casa de Cultura de Mariana, Fevereiro de 2006.
Apresentei Exposição de Arte Aldravista no Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, de 25/11/06 a 08/12/06. Tenho publicações de telas e ilustrações no Jornal Aldrava Cultural.

8)O que a arte significa para vc, para sua vida?
Valendo-me da canção popular comida e arte são essenciais para a vida.

9)Recentemente, vc realizou uma exposição em Mariana, como sentiu a reação do público às suas telas?
Percebi que causei uma quebra nas expectativas do público de artes plásticas de Mariana, acostumado a vislumbrar pinturas de casario e arte sacra. A recepção de minha arte, no entanto, foi positiva no sentido de criar em torno de cada tela a possibilidade de discussão de temas variados, o que veio a demonstrar o caráter metonímico de minha arte.

10)Muito obrigada.Gostaria de deixar alguma mensagem ?
Eu é que agradeço pela oportunidade de ter voz ao lado de quem é voz da arte e da literatura em Minas Gerais. "

clevane pessoa de araújo em 08/12/2006

Voltar

Nenhum comentário: